2 de abr. de 2010

Bem vindos à era da Evolução!

A eleição para o Diretório Acadêmico de Licenciatura em Biologia concretizou a vontade dos discentes em formar uma representatividade que funcione a favor do curso, por isso, 18% dos alunos escolheram o Movimento Evolução. Agora começa firmemente a nossa tarefa.

Com a mudança do nosso perfil curricular, estamos aprendendo melhor a prática docente, o que nos afasta do campo de pesquisa, pois, a partir dela, aprimoramos a nossa atuação em sala de aula, alguns fazem da área pedagógica seu campo de estudo, entretanto, é necessário formar um completo biólogo, por isso a abertura do PET (Programa de Educação Tutorial) para licenciatura é entendida por nós como a oportunidade de não afastar o campo de pesquisa, essa é a bandeira que defendemos e a resistência que encontramos parte daqueles que não tratam a Licenciatura em Biologia com seriedade.

Por conseqüência, as oportunidades de estágios devem ser abertas. Observando a última publicação no site da UFRPE das vagas do CIEE, apenas sete foram destinadas à Biologia, a ressaltar que todas destinadas a bacharel. É difícil entender esse sistema que insisti em dizer que a educação está ascendendo, porém, onde estão os estágios para licenciatura? Será nossa meta procurá-los.

Propomos uma discussão para situar o profissional de biologia em defesa do clima. Quais as atitudes a serem tomadas? As experiências que tiveram sucesso? O que ainda não foi feito? E o que ainda podemos fazer? Com essa atividade acreditamos que podemos mobilizar os futuros profissionais em defesa da vida e construir uma consciência ecológica eficaz.
Estamos trabalhando no movimento em defesa da licenciatura em biologia, entretanto é necessária a contribuição de todos para que haja força suficiente, isso deve ser feito divulgando nossas lutas, propondo ideias, participando dos debates, seminários dentre outras. Contamos com você!

Jamerson Soares
D.A.L.B

Um comentário:

  1. Estou com muita esperança de reverter esse quadro. Como parte integrante da Diretoria de Integração Estudantil me sinto na obrigação e direito (pois tb sou estudante) de reinvindicar nossas oportunidades de estagios que são quase nulas em relação a sala de aula. VAMOS A LUTA... com a mobilização de todos o curso de licenciatura será um dos melhores que existe nessa universidade!

    ResponderExcluir