15 de mar. de 2010

Como ser profissional de biologia em defesa do clima?

O planeta percebeu a importância de combater a brusca mudança climática, e através de seus chefes de estado buscam soluções para manter a temperatura média o mais distante possível de 2ºC, mais as conferências para enfrentar a crise do clima não conseguem avançar muito, como sempre os interesses estão sempre à frente das decisões que devem ser tomadas por aqueles que representam quem mais vai sofrer com essas mudanças, as populações mais pobres.
É preciso perceber que o tempo está se esgotando, pois embora sejam causadas pelo homem, as mudanças climáticas afetam a base de sobrevivência do planeta por isso precisamos urgentemente voltar aos níveis de emissão de 1990 até o ano de 2020, para isso é necessário:
• Redução da emissão de gases proveniente da queima de combustíveis fósseis.
• Emissões resultantes do desmatamento devem ser reduzidas em no mínimo 75%.
• Diminuição de gases de efeito estufa, proveniente de combustíveis fósseis, pelos países industrializados.
Diante o exposto devemos entender qual o nosso papel para garantir avanços na redução do aquecimento global, principalmente como profissionais de educação em biologia, por isso propomos um debate com a participação de todos discentes para entendermos como atuar num contexto tão amplo e decisivo para o planeta.

2 comentários:

  1. O profissional da biologia, principalmente nós licenciandos, devem(os) estar cientes que o homem adulto é consciente, mas não é SENSÍVEL aos acontecimentos. Tanto que, estamos sentindo na pele (literalmente) as consequências do superaquecimento do planeta. É evidente que uma das melhores soluções é educar e despertar o ardor sensível pelo ambiente desde pequeno (nas séries iniciais e desfechar no ensino médio). Teria ainda uma solução 100% eficiente, mas utópica de se realizar: o fechamento de todas as indústrias (hahaha, impossible). É nosso dever estar a par dos acontecimentos ambientais (e de todos os outros biológicos também!) e transmiti-los de forma coagnitivista, só assim, teremos a provável certeza que, um dia, surgirão homens melhores.

    José Antônio Bezerra, Lic. Bio 3º Período - Tarde.

    ResponderExcluir
  2. Devemos nos mobilizar para a construção de um planeta melhor pra todos!
    nao queimar,lixo hospitalar correto,materiais químicos dispostos em lugar correto,entre outras ações.

    Jamile Taboza Rodrigues,3°Período,Psicologia - Noite - FAINTVISA

    VISITEM TAMBÉM!:http://www.rabiscosnaareia.zip.net

    ResponderExcluir